sexta-feira, julho 09, 2004

Revolu�ão Constitucionalista de 1932

Movimento de insurrei�ão contra o governo provis�rio de Getúlio Vargas ocorrido de julho a outubro de 1932, em São Paulo.

No dia 23 de maio de 1932, durante comício no centro da cidade de São Paulo, a polícia reprime os manifestantes, causando a morte de quatro estudantes. Em sua homenagem, o movimento passa a chamar-se MMDC � iniciais de Martins, Miragaia, Dr�usio e Camargo, os mortos � e amplia sua base de apoio entre a classe m�dia.

Batalhões de volunt�rios � Em 9 de julho come�a a rebelião armada, proclamada pelo ex-governador paulista Júlio Prestes e pelo interventor federal Pedro de Toledo, que aderira ? campanha constitucionalista.

Os comandantes militares Isidoro Dias Lopes, Bertoldo Klinger e Euclydes Figueiredo, contudo, sabem que as for�as federais são superiores. Eles contam com a adesão e o apoio prometidos por outros estados, como Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Mas o refor�o não chega, e São Paulo � cercado pelas tropas legalistas. Depois de negocia�ões, envolvendo anistia aos rebeldes e facilidades para o exílio dos líderes civis e militares do movimento, os paulistas anunciam sua rendi�ão em 3 de outubro de 1932.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: