quinta-feira, julho 01, 2004

Hist�ria do Tango



O Tango nasceu nos fins do s�culo XIX derivado das misturas entre as formas musicais dos imigrantes italianos e espanh�is, dos crioulos descendentes dos conquistadores espanh�is que j� habitavam os pampas e de um tipo de batuque dos negros chamado "Candombe". H� ind�cios de influência da "Habanera" cubana e do "Tango Andaluz". O Tango nasceu como expressão folcl�rica das popula�ões pobres, oriundas de todas aquelas origens, que se misturavam nos sub�rbios da crescente Buenos Aires.
Numa fase inicial era puramente dan�ante. O povo se encarregava de improvisar letras picantes e bem humoradas para as musicas mais conhecidas, mas não eram, por assim dizer, letras oficiais, feitas especificamente para as m�sicas nem associadas definitivamente a elas.

Em p�blico, dan�avam homens com homens. Naqueles tempos era considerada obscena a dan�a entre homens e mulheres abra�ados, sendo este um dos aspectos do tango que o manteve circunscrito aos bord�is, onde os homens utilizavam os passos que praticavam e criavam entre si nas horas de lazer mais familiar. Mais tarde, o tango se tornou uma dan�a tipicamente praticada nos bord�is, principalmente depois que a industrializa�ão transformou as �reas dos sub�rbios em f�bricas transferindo a mis�ria e os bord�is para o centro da cidade. Nessa fase haviam letras com tem�tica voltada para esses ambientes. São letras francamente obscenas e violentas.

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: