terça-feira, agosto 17, 2004

Volta da Censura

Vocês j� ouviram falar na ANCINAV? Significa Agência Nacional de Cinema e Audiovisual. Bonito nome! Fun�ão: Controle da produ�ão de cinema e televisão. E do Conselho Federal de Jornalismo? Fun�ão: orientar, disciplinar e fiscalizar o exerc�cio da profissão de jornalista.

Essas id�ias sa�ram, e estão em andamento, do Pal�cio do Planalto. Isso, em outras palavras significa a volta da censura, tão conhecida e aplicada durante o regime militar (1964-1985).

"Por que uma democracia que elegeu presidentes quatro vezes � e que teve papel fundamental num processo de impeachment � delegaria a cinco pessoas o controle de sua imprensa? Al�m de criar c�digos de conduta e estabelecer normas de processo disciplinar, o conselho ainda reserva para si a prerrogativa de resolver "os casos omissos na lei" � com puni�ões que podem chegar à cassa�ão do registro profissional. O sujeito punido deve procurar trabalho em outra atividade. Isso � ou não � intimidador? Qualquer �rgão que represente amea�a à liberdade de informa�ão, tenha o nome que tiver, a origem que tiver, precisa ser rejeitado enfaticamente pela sociedade e por seus representantes democr�ticos".
(WILLIAM BONNER, editor-chefe e apresentador do Jornal Nacional, para a Revista Veja, 18/08/2004).


Gente, eu acho que cabe a n�s protestarmos contra isso. A censura foi uma fase negra para todos neste e em qualquer outro lugar. Isso não pode voltar. Briguem, gritem, protestem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: