domingo, outubro 26, 2008

DIA MUNDIAL DO MACARRÃO (2)

Estava lendo esse artigo da ABIMA (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias) e achei interessante instituir-se um dia especial em homenagem ao macarrão (será que tem o dia da feijoada; do arroz-e-feijão; do PF, que agora se chama Executivo; da canja?). Sou de uma família de italianos e desde os tempos em que eu ainda era proibido de beber vinho e, nas refeições, sentava numa mesa separada dos adultos, dia do macarrão era no domingo. Macarrão este feito em casa, na raça, pela minha nona. Não só o macarrão, como também o molho de tomates comprados na feira no dia anterior e cozidos por um longo tempo em grandes panelas de ferro. O tefal ainda não tinha sido inventado. À mesa, o macarrão, o queijo parmesão Faixa Azul, ralado na hora, o molho e a galinha, também escolhida a dedo um dia antes no galinheiro que ficava em uma parte do quintal e que eu ajudava cercar a infeliz e acompanhava todo o processo: pegar, puxar o pescoço, depenar, queimar na boca do fogão as penas pequenas, abrir, tirar tripas e miudos e a preparação para a assadeira ou a panela. Para beber, refrigerante para os bambinos e vinho para os demais. Vinho tinto, geralmente sem marca, comprado de garrafão em uma adega perto de casa.

Todo domingo era assim, uma festa. À mesa, os de casa, os que vinham sem avisar, mas vinham sempre. Filhos com filhos, as vezes um tio e uma tia ou prima com marido. Muita gente, muita comida e muita conversa num almoço que podia durar a tarde toda, porque famílias italianas passam mais tempo na cozinha que em outro lugar da casa. Pelo menos a minha era assim e eu morro de saudades desses dias da macarronada que terminaram quando a nona foi embora.

RESPONDENDO:

Eliane - Sábado até as 18hs não é fácil, mas alguém precisa trabalhar, nao é? Beijão

Sandra Maura - Aqui em casa também é de todo jeito. Com molho, com manteiga, no alho-e-óleo. Até miojo, pra quebrar o galho.

Jack - Aqui mantemos a tradição. Macarrão tem que ser no domingo. Faz parte. Igual Faustão e Fantástico

VIDEOS:
Assistam aos vídeos alí do lado que foram especialmente selecionados para vocês.

Abraços a todos e um bom domingo, com ou sem macarrão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: