quinta-feira, abril 24, 2008

BOSSA NOVA - 50 ANOS



A Bossa Nova está completando 50 anos. Acho que vocês já ouviram algo a respeito. Eu adoro Bossa Nova. Ela apareceu mais ou menos quando comecei gostar de música.
Vou reproduzir um artigo que publiquei no Playground dos Dinossauros, blog que participei alguns anos atrás (com licença da minha chefa Leda, que eu não pedi, mas sei que ela iria dar!) onde eu conto essa história.

De todos os movimentos de música creio que o que mais me tocou foi a Bossa Nova. Virei um aficionado e gosto até hoje. A Bossa Nova teve início em 1958 e sua criação é atribuída a João Gilberto que tinha um jeito diferente de tocar seu violão. O disco Canção do Amor Demais, com músicas de Tom Jobim e Vinicius de Moraes interpretadas por Elizeth Cardoso é tido como o marco inicial e mudaria a história da música brasileira. Umas das faixas, Chega de Saudade, com a participação de João Gilberto, levou para outros continentes o novo ritmo.
Até hoje são compostas, não só no Brasil, músicas que usam a batida da Bossa Nova. Até o ano de 2003, uma das músicas mais tocadas no mundo era Garota de Ipanema, que foi gravada em vários idiomas e por um grande número de intérpretes como, por exemplo, Frank Sinatra.


Aqui um vídeo com Pery Ribeiro, o primeiro cantor a gravar Garota de Ipanema,



Comecei acompanhar a Bossa Nova ainda pelo rádio. Um programa diário na década de 60 apresentado por Fausto Canova, chamado Canova Bossa, trazia todas as novidades sobre o assunto. Virei fã. Ouvia muito Sylvia Telles, Carlos Lyra, Johnny Alf, Nara Leão e outros. Durante muito tempo nenhum outro tipo de música me interessou. Até a chegada de quatro rapazes cabeludos vindos de Liverpool. Mas isso é assunto para outro dia!

Playground dos Dinossauros - Sexta-feira, Janeiro 14, 2005


Para elucidar esse evento, colocarei semanalmente um vídeo de Bossa Nova, alí do seu lado direito, onde estão os videos de cinema e música. Começo com João Gilberto e Chega de Saudade, de Tom e Vinicius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: