quinta-feira, junho 29, 2023

A Barata

"Jamais esmaguei uma barata com chinelo. Pego um spray de inseticida e jogo nela. Ela morre afogada..." Li isso em algumas páginas do Facebook. Parece que pouca gente gosta de esmagar uma barata, o que não é uma coisa muito agradável, para o dono do chinelo e para a "blattaria ou cascuda ou coleoptera ou barata mesmo". Vamos falar um pouco desse inseto que, dizem, herdarão a Terra! Dizem que sobrevive a uma bomba atômica; que vive sete dias sem cabeça (1) (literalmente). Por que as pessoas tem tanto medo, algumas tem pavor? 

Veja: a barata não morde; não vem cantar no seu ouvido quando você está dormindo; não chupa seu sangue. A barata só existe e anda a procura de comida para sua sobrevivência. Quando você vê uma barata no seu caminho ela também o vê e corre, cada um no sentido contrário a sua presença (ela não corre nem ao seu lado!). 

Algumas voam, mas borboleta também voa e você acha lindo. Teve um tempo que as crianças pegavam as borboletas, cravavam (uiii) um alfinete nas suas costas e punham num quadro. Por que não fazer o mesmo com a barata, já que borboletas estão ficando raras, pelo menos nas grandes cidades. Pode fazer um quadro com uma barata de cada cor. Sim, tem coloridas. Em geral são pardas, marrom ou negras, mas existe nas zonas tropicais as marrom avermelhadas, as verdes e as amarelas.

Você tem medo de barata?

(1) Uma curiosidade é que podem viver uma semana sem beber água, até um mês sem comer e também semanas sem a cabeça. (Wkpedia)




Um comentário:

Comentários: