quinta-feira, julho 07, 2005

MAIS UMA VEZ A POLÍTICA DO SILÊNCIO!

No dia 20 de junho passado a Revista Época, publicou com destaque uma entrevista com REGINA SOARES JURKEWICZ, integrante da equipe de CATÓLICAS PELO DIREITO DE DECIDIR – BRASIL. A matéria apresentava os resultados parciais de sua pesquisa sobre o comportamento omisso da Igreja Católica do Brasil, frente às denúncias de abuso e violência sexual ocorridas nos últimos anos. Os casos estudados mostram que a hierarquia católica, por medo do escândalo e buscando preservar a imagem da instituição, encoberta os casos e apenas transfere para outras paróquias os padres acusados de cometer o delito.

No dia 30 de junho, Regina foi demitida do “INSTITUTO DE TEOLOGIA DA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ”, no qual é professora há oito anos. Durante todos esses anos, ela lecionou nesse mesmo Instituto, sem que a direção se desse conta de que “não concordava nem aceitava” seus pensamentos. Foi somente no dia imediato após a divulgação da sua pesquisa na revista (Época, 20 de junho, 2005) que essa “discordância” de pensamento se explicitou.

Esta atitude da direção do Instituto e do Bispo da Diocese evidencia a incapacidade da hierarquia católica para abrir-se ao diálogo. É mais fácil afastar aqueles/as que pensam diferente do poder instituído e têm a coragem de falar, do que enfrentar as contradições internas que vêm minando a credibilidade da Igreja.

Sem dúvida, não é assim a Igreja que Jesus Cristo sonhou e pela qual deu sua vida.

O ato de demissão da Profa. Regina é ilegítimo, calcado exclusivamente no medo ao debate, que faz com que as autoridades eclesiásticas recorram ao exercício da censura e às práticas autoritárias sem fundamento plausível.

Mais uma vez, a opção foi colocar em prática a política do silêncio, que inclui a tentativa de silenciar quem quer contribuir para que a justiça e a verdade vençam o obscurantismo e o medo!

(col. Dora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: