domingo, agosto 02, 2015

De Liverpool para o mundo (1957-1962) - I

Liverpool trouxe várias glórias para o Império Britânico. Foi pelos seus portos que boa parte das riquezas e inovações tecnológicas chegaram à Inglaterra. Mas, durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi muito castigada e teve de se ajustar a um padrão provinciano e desprovido de glamour ou poder.
Apesar das dificuldades, o povo de lá nunca perdeu o bom-humor. Habitada na maior parte por imigrantes irlandeses, Liverpool acabou se transformando no berço de muitos comediantes e músicos. Por ser uma cidade portuária, sempre foi aberta a novidades musicais, recebendo em primeira mão discos vindos da América.
Na metade dos anos 50, o mundo foi tomado de assalto por Elvis Presly e o rock and roll. A inquieta juventude de Liverpool adotou imediatamente o ritmo. Inicialmente, os jovens tocavam skiffle, um estilo musical vindo de Chicago e que usava instrumentos improvisados e baratos como tábuas de lavar roupa e baixo de pau. Lonnie Donegan era o maior nome do movimento e seu hit "Rock Island Line" inspirou muito jovens a comprar guitarras.

(Revista SHOPPING MUSIC Especial - The Beatles - Junho/1999)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: