sexta-feira, junho 13, 2008

São Longuinho


Há uma crença popular no Brasil, de que São Longuinho acha objetos perdidos. É só repetir:

São Longuinho, São Longuinho, se eu achar (nome do objeto perdido) dou três pulinhos e 3 gritinhos (Achei, São Longuinho. Achei, São Longuinho. Achei, São Longuinho.)
Quando a pessoa encontra o objeto precisa cumprir a promessa em devoção ao santo.

Por isso uma imagem cômica do santo foi muito usado na publicidade do Guia Mais, justamente por ele "achar" as coisas.

Curiosidade:
Recentemente, em Guararema, cidade paulista que cultua São Longuinho, três jovens entraram na Igreja de Nossa Senhora da Escada, no bairro de Freguesia (onde existe a imagem mais antiga do Brasil do santo "achador"), desejando agradecer a São Longuinho o fato de reencontrarem o que desejavam. Devia ser algo muito valioso, pois cada um deu três mil pulos.

O que não se encontra explicação é o fato dos três pulinhos para agradecer o santo. Segundo a tradição popular, "teria saído do ferimento de Jesus sangue e água, espirrando nos olhos de Longinus, curando-o de uma enfermidade. Como ele também teria problemas nas pernas, os pulos das pessoas são dados em sua homenagem".

Seu culto é difundido no Brasil, Portugal e Espanha. Sua festa é celebrada em 15 de março.


Não, não perdi nada. É que hoje é dia de Santo Antônio e ele também, além de casamenteiro, ajuda as pessoas a acharem coisas perdidas. Só que não precisa pular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: