quinta-feira, agosto 06, 2015

Enquanto isso no Brasil

"Quero que você me aqueça nesse inverno/E que tudo o mais vá pro inferno!"


Cai uma flor no palco. O cantor se curva, apanha-a, olha para a platéia e leva a flor aos lábios. É o delírio. As meninas aplaudem, gritam, os rapazes assobiam. Uma jovem de 14 anos chora, enrolando nervosamente nos dedos um lenço branco amarrotado. O cantor diz duas frases cheias de gíria, curva-se até a altura dos joelhos, estica o braço e anuncia: "O meu amigo, Erasmo Carlos". Estava no ar mais um programa "Jovem Guarda", do líder da juventude iê-iê-iê nacional Roberto Carlos. Falando da angústia e das alegrias do jovem de classe média na sociedade de massas, o novo ídolo colocou em xeque os velhos valores da MPB, que se voltava para o regional, o sofrimento e a pobreza das gentes do interior. Segundo Augusto de Campos, "como excelentes 'tradutores' que são de um estilo internacional de música popular, Roberto e Eramos Carlos souberam deglutí-lo e contribuir com algo mais: parecem ter logrado conciliar o mass appeal com o uso funcional e moderno da voz. Chegaram, assim, nesse momento, a ser os veiculadores da 'informação nova' em matéria de música popular, apanhando a BN (Bossa Nova) desprevenida, numa fase de aparente ecletismo". (...)

(Fonte: Nosso Século - Abril Cultural - 1980)




quarta-feira, agosto 05, 2015

De Liverpool para o mundo (1957-1962) - III

Nascem os Beatles

O Quarry Men aos poucos deixou os instrumentos de skiffle e se tornou uma banda de rock de verdade. No ano de 1959, o grupo passou a se apresentar no Casbah, clube de Liverpool pertencente a Mona Best. O nome Quarry Men também foi deixado de lado e por um breve tempo os rapazes se auto-intitularam Johnny & The Moondogs. Outra novidade foi a entrada da banda de Stuart Sutcliff (também conhecido como Stu e nascido em 23 de junho de 40), amigo de John e um brilhante pintor. Apesar de não ser músico, Stu começou a tocar contrabaixo, de uma forma bem rudimentar.
O horizonte se abriu em março de 1960, quando o grupo foi convidado a participar de uma breve turnê pela Escócia, acompanhando o cantor Johnny Gentle. Para a ocasião, a banda adotou o nome de Silver Beatles, uma sugestão de John e Stu. Mas logo o "Silver" foi abandonado. O baterista na época, Tommy Moore, não ficou muito tempo e, em agosto, os rapazes convocaram para as baquetas Pete Best, filho da dona do Casbah. Best chegou a tempo de se juntar ao grupo numa viagem a Hamburgo (Alemanha), organizada pelo empresario Allan Williams.
Foi na Alemanha que o grupo começou a ganhar experiência. Os Beatles eram obrigados a tocar 12 horas seguidas, se mantendo em pé a base de sanduíches e pílulas. Os shows, selvagens e barulhentos, traziam no repertório clássicos do rock. Nessa primeira viagem, os rapazes tocaram nos clubes Indra e Kaiserkeller, fazendo um total de 106 aparições e - o mais importante - de cara fizeram amizade com Ringo Starr (nascido Richard Starkey, em 7 de julho de 1940), baterista de Rory Storm & The Hurricanes, grupo de Liverpool que também se apresentava por lá.


(Revista SHOPPING MUSIC Especial - The Beatles - Junho/1999)

segunda-feira, agosto 03, 2015

De Liverpool para o mundo (1957-1962) - II

Elvis & Skiffle

Um dos rapazes que idolatrava Elvis e Donegan era John Winston Lennon (nascido em 9 de Outubro de 1940). Abandonado pelos pais e criado por uma tia, John sempre foi de arrumar encrencas, fazia pequenos roubos e vivia se metendo em brigas. Poderia ter se tornado um delinquente juvenil se não tivesse se interessado pela música.
Ainda na escola, formou o grupo Quarry Men e tocava em festinhas e quermesses. No dia 6 de Julho de 1957, o grupo fazia um show em Wopltin Parish quando um de seus intergrantes Ivan Vaughan apresentou a Lennon um rapaz chamado James Paul McCartney (nascido em 18 de junho de 42). Impressionado com as habilidades musicais de Paul, ele o chamou imediatamente para a banda.
No dia 15 de julho dee 1958, John sofreu um duro golpe com a morte de sua mãe, Julia, com quem tinha voltado a se relacionar. Magoado, se empenhou em reestruturar o grupo. A nova aquisição para o Quarry Men foi George Harrison (nascido em 25 de fevereiro de 43), que tinha estudado no Liverpool Institute High. E foi ainda em 58 que Lennon, McCartney, Harrison, Colin Hampton e John "Dulf" Lowe fizeram sua primeira gravação, um acetado contendo, de um lado, "That Will Be the Day" (de Buddy Holly) e do outro lado "In Spite of All Danger" (música de McCartney e Harrison).

(Revista SHOPPING MUSIC Especial - The Beatles - Junho/1999)







domingo, agosto 02, 2015

De Liverpool para o mundo (1957-1962) - I

Liverpool trouxe várias glórias para o Império Britânico. Foi pelos seus portos que boa parte das riquezas e inovações tecnológicas chegaram à Inglaterra. Mas, durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi muito castigada e teve de se ajustar a um padrão provinciano e desprovido de glamour ou poder.
Apesar das dificuldades, o povo de lá nunca perdeu o bom-humor. Habitada na maior parte por imigrantes irlandeses, Liverpool acabou se transformando no berço de muitos comediantes e músicos. Por ser uma cidade portuária, sempre foi aberta a novidades musicais, recebendo em primeira mão discos vindos da América.
Na metade dos anos 50, o mundo foi tomado de assalto por Elvis Presly e o rock and roll. A inquieta juventude de Liverpool adotou imediatamente o ritmo. Inicialmente, os jovens tocavam skiffle, um estilo musical vindo de Chicago e que usava instrumentos improvisados e baratos como tábuas de lavar roupa e baixo de pau. Lonnie Donegan era o maior nome do movimento e seu hit "Rock Island Line" inspirou muito jovens a comprar guitarras.

(Revista SHOPPING MUSIC Especial - The Beatles - Junho/1999)


sábado, agosto 01, 2015

Wave

Quarto disco solo de Antonio Carlos Jobim, Wave chegou ao mercado norte-americano no segundo semestre de 1967, pelo selo CTI (então distribuído pela A&M Records), de Creed Taylor, que também assinou a produção. Como os álbuns solos anteriores, foi inteiramente gravado nos Estados Unidos, em apenas quatro sessões no Van Gelder Studios (dia 22, 23 e 24 de maio e 15 de junho), em Nova Jersey, com arranjos e regência do maestro alemão Claus Ogerman, então já um velho conhecido de Tom.

(Fonte Coleção Folha tributo a Tom Jobim)