quarta-feira, agosto 05, 2015

De Liverpool para o mundo (1957-1962) - III

Nascem os Beatles

O Quarry Men aos poucos deixou os instrumentos de skiffle e se tornou uma banda de rock de verdade. No ano de 1959, o grupo passou a se apresentar no Casbah, clube de Liverpool pertencente a Mona Best. O nome Quarry Men também foi deixado de lado e por um breve tempo os rapazes se auto-intitularam Johnny & The Moondogs. Outra novidade foi a entrada da banda de Stuart Sutcliff (também conhecido como Stu e nascido em 23 de junho de 40), amigo de John e um brilhante pintor. Apesar de não ser músico, Stu começou a tocar contrabaixo, de uma forma bem rudimentar.
O horizonte se abriu em março de 1960, quando o grupo foi convidado a participar de uma breve turnê pela Escócia, acompanhando o cantor Johnny Gentle. Para a ocasião, a banda adotou o nome de Silver Beatles, uma sugestão de John e Stu. Mas logo o "Silver" foi abandonado. O baterista na época, Tommy Moore, não ficou muito tempo e, em agosto, os rapazes convocaram para as baquetas Pete Best, filho da dona do Casbah. Best chegou a tempo de se juntar ao grupo numa viagem a Hamburgo (Alemanha), organizada pelo empresario Allan Williams.
Foi na Alemanha que o grupo começou a ganhar experiência. Os Beatles eram obrigados a tocar 12 horas seguidas, se mantendo em pé a base de sanduíches e pílulas. Os shows, selvagens e barulhentos, traziam no repertório clássicos do rock. Nessa primeira viagem, os rapazes tocaram nos clubes Indra e Kaiserkeller, fazendo um total de 106 aparições e - o mais importante - de cara fizeram amizade com Ringo Starr (nascido Richard Starkey, em 7 de julho de 1940), baterista de Rory Storm & The Hurricanes, grupo de Liverpool que também se apresentava por lá.


(Revista SHOPPING MUSIC Especial - The Beatles - Junho/1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: